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Como a Copa do Mundo 2022 pode ajudar nas vendas online

26 de setembro de 2022

9 min

Neste artigo

A Copa do Mundo 2022 está chegando e, junto com ela, vem muita expectativa por aí. Este super evento esportivo de repercussão global, realizado a cada quatro anos, conta uma audiência de bilhões de pessoas.

A última edição, que ocorreu na Rússia em 2018, atraiu cerca de 3,572 bilhões de espectadores, o que representava quase metade da população mundial na época.

Todavia, devido ao cancelamento de muitos campeonatos em função da Covid-19, o interesse pela Copa aumentou 47% em relação ao ano anterior.

Coincidentemente, as competições esportivas acontecerão no final deste ano, durante a Black Friday e bem perto do Natal. Segundo uma pesquisa do Google, que tinha por objetivo compreender como a Copa do Mundo 2022 influencia a intenção de compra dos consumidores, 86% dos entrevistados disseram que desejam acompanhar o evento e pretendem se preparar para isso.

Além de muita comoção, os jogos costumam produzir impactos significativos nos negócios e na economia, tanto no país que sediará o evento quanto nos demais. Isso acontece porque muitas dessas pessoas investem em artigos esportivos, itens decorativos, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, e em alimentos para torcer pelo seu time da forma mais divertida e cômoda possível junto com seus amigos e familiares.

Assim, esta é uma ótima oportunidade para entender quais produtos tendem a ser mais procurados neste momento e então se planejar para executar ações e campanhas de marketing.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a intenção de compra dos consumidores, quais são os produtos mais vendidos e como vender mais na época da Copa do Mundo. Continue a leitura!

Panorama da relação: Copa do Mundo 2022 e Black Friday

Você sabe quais são os produtos mais vendidos na época da Copa do Mundo? Entender o que mais vende em datas importantes para o comércio é imprescindível para quem tem uma loja virtual, principalmente se for a de um evento idolatrado por uma nação inteira.

Desde quando foi anunciada a data da Copa do Mundo 2022, houve muitas especulações de como seria esse período, já que ocorreria simultaneamente ou bem próximo às datas mais concorridas do mercado, Black Friday e Natal. Afinal, a Copa prejudicaria ou não as vendas?

Tudo indica que não! Segundo pesquisas realizadas pela Nielsen/Toluna e pela Nielsen/Gracenote, a grande maioria dos consumidores gosta de futebol. Os dados indicam que 87% dos entrevistados que costumam comprar na Black Friday apreciam o esporte e, desses, 65% se consideram super fãs. Além disso, 56% das pessoas que estão poupando dinheiro para o evento têm uma renda de 2-4 salários mínimos.

Resumindo, a Copa do Mundo é presságio de uma boa conversão em vendas para a sua loja virtual.

Intenção de compra dos consumidores

  • Eletrodomésticos (59%)
  • Smartphone ou tablet (57%)
  • Vestuário (56%)
  • Notebook (38%)
  • Móveis em geral (26%)

Informações relevantes sobre a pesquisa

  • 62% dos entrevistados costumam comprar na Black Friday
  • 58% deles têm entre 25-44 anos de idade, sendo que 53% são mulheres
  • 61% das mulheres pretendem comprar eletrodomésticos e roupas
  • 91% confia na publicidade espontânea, o famoso marketing “boca a boca”
  • 69% dos fãs de futebol pedem delivery de comida
  • 67% dos fãs de futebol conferem os e-mails enquanto assistem aos jogos
  • 88% olham as redes sociais enquanto assistem aos jogos

Produtos mais vendidos na época da Copa do Mundo

De eletrodomésticos a bebidas, os produtos mais vendidos são:

Televisão, Notebook e Smartphone

Televisões, notebooks e smartphones são naturalmente mais adquiridos na época da Copa porque os consumidores gostam de acompanhar os jogos com mais conforto e qualidade. Os números não mentem, de acordo com a pesquisa, 87% dos consumidores entrevistados pretendem assistir aos jogos em casa e com a família e 50% deles querem comprar eletrônicos e eletrodomésticos na Black Friday.

Roupas e Acessórios

O Brasil é considerado o país do futebol, e não é para menos. Nos dias de jogos, as pessoas gostam de se vestir com camisetas de time ou roupas das cores da bandeira, utilizar vuvuzelas e confetes para comemorar e pintar os rosto em forma de homenagem. Por isso, os segmentos de roupas e acessórios costumam ser um dos mais procurados na Copa.

Itens de decoração

O que seria de uma boa festa sem a decoração temática? Há quem diga que não, mas a decoração tem o poder de influenciar o ambiente e aprimorar a experiência dos participantes. Assim, as lojas de festas costumam vender bastante neste período.

Alimentos e bebidas

Não é de hoje que as pessoas gostam de confraternizar com amigos e familiares. Na época da Copa, nem se fala. Independentemente do motivo - comemorar uma vitória ou lamentar uma derrota -, eles se reúnem em algum lugar e comem alguma coisa. Logo, bares, restaurantes e supermercados costumam vender mais em momentos como esse.

Dicas para vender mais na Copa do Mundo

Mesmo que a sua loja virtual não faça parte dos segmentos mencionados acima, isso não significa que você não poderá lucrar mais. No entanto, você precisa saber utilizar o marketing a seu favor para conseguir ótimos resultados e se destacar da concorrência.

Embora algumas pessoas pensem o contrário, a melhor estratégia de marketing nem sempre é aquela que requer um alto investimento. Muitas vezes, o sucesso dessa estratégia se deve a algumas técnicas simples, porém eficazes.

Veja algumas dicas do que fazer para vender mais na Copa do Mundo 2022.

Segmentação do público-alvo

Ainda que pareça uma dica óbvia, é necessário enfatizar a importância da segmentação do seu público-alvo em qualquer ação de marketing.

Por mais que a sua loja receba uma quantidade considerável de visitantes por dia, isso não significa que todos eles vão adquirir um ou mais produtos seus. Até porque alguns deles navegam pelas páginas apenas para conhecer, outros para pesquisar preços.

A questão é que nem sempre os consumidores podem estar prontos para a compra, ainda mais se forem leads despreparados, que não conhecem a sua marca e o que você oferece. Agora, se o seu público for escolhido a dedo, a probabilidade das pessoas comprarem na sua loja aumentam porque elas já saberão o que querem e a qualidade dos produtos e serviços ofertados.

Promoções

As promoções são como uma faca de dois gumes. Se bem planejadas e executadas, elas podem trazer incontáveis resultados positivos. Caso contrário, elas podem prejudicar muito o fluxo de caixa do seu negócio.

Por isso, antes de implementar qualquer ação promocional, você precisa levar em consideração as especificidades do seu mercado de atuação e calcular a sua margem de lucro.

Como existem vários tipos de promoções, pense em quais deles faz mais sentido para a realidade da sua loja virtual e condiz com os seus objetivos. Se a dor dos seus clientes costuma ser o frete, por exemplo, você pode criar descontos de frete por categoria, região ou a partir de um valor gasto.

Lembre-se também de que é época de Copa, então fazer promoções temáticas e divertidas podem atrair a atenção dos consumidores. Seja criativo!

Tipos de promoções

  • Frete grátis
  • Descontos exclusivos
  • Compre um, ganhe outro
  • Desconto progressivo
  • Cashback
  • Cupons de desconto
  • Desconto por tempo limitado

Redes sociais

As redes sociais podem ajudar a sua marca a ter um alcance maior e, consequentemente, mais visibilidade. Mas, para que isso aconteça, você precisa conhecer o seu público a fundo. Quem eles são? Do que gostam de ver? Com que frequência e em qual horário?

Com base nessas informações, você consegue criar conteúdo e estratégia de postagem certas para engajar os seus seguidores.

E-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo uma das melhores formas de chegar até o seu público-alvo. Ainda que as pessoas não utilizem o e-mail o tempo todo, elas precisam recorrer a ele para cadastrar uma conta, acompanhar o status de entrega de um produto, entrar em contato com algum canal de comunicação, etc.

Por esse motivo, você pode utilizá-lo para compartilhar materiais de qualidade, oferecer descontos exclusivos, fazer o acompanhamento pós-venda; enfim, manter a comunicação e estreitar o relacionamento com os seus clientes.

Fator “Uau”

Considerando a competitividade acirrada do mercado, você precisa fazer algo para se destacar e mostrar aos seus clientes o porquê devem escolher a sua loja virtual. Além de oferecer produtos de qualidade, é essencial proporcionar uma experiência de compra positiva.

Assim, ofereça um bom atendimento, um excelente pós-vendas e supere as expectativas deles com:

Produtos personalizados

A Copa do Mundo 2022 é uma ótima oportunidade para você vender aquele produto que está parado no estoque há tempos. Portanto, verifique o seu estoque e pense que você pode fazer para atrair o interesse dos clientes. Se você vende produtos de higiene pessoal, por exemplo, é possível fazer embalagens personalizadas.

Brindes

Os clientes adoram brindes, especialmente os que são úteis, como agendas, garrafas, canecas, entre outros. Desse modo, presenteie os seus clientes com itens simples, de modo que essa ação não prejudique a saúde financeira do seu negócio, mas que sejam marcantes e de qualidade.

Desde que a data da Copa do Mundo 2022 foi anunciada, muitos lojistas tiveram receio de que ela prejudicasse o seu faturamento no período da Black Friday e do Natal. Mas tudo indica que ela fará justamente o contrário. As vendas vão duplicar para quem souber se planejar e aproveitar as oportunidades.

Então, agora que conhece as estatísticas, os produtos mais vendidos na época da Copa e as estratégias certas para vender mais, comece já a montar o seu planejamento.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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