5 dicas de como aumentar a visibilidade do seu e-commerce

O e-commerce brasileiro cresceu 72,2% no primeiro trimestre de 2021 em relação a 2020, com vendas de 35,2 bilhões de reais de janeiro a março de 2021.
No primeiro semestre de 2021, o número de vendas online aumentou 13% e as vendas totais de e-commerce aumentaram 24%. No entanto, os indicadores mensais mostram estabilidade: as vendas estão em 1,49% em relação a maio-junho de 2021.
Então, se você também quer uma fatia desta lucratividade, saiba que a visibilidade do seu e-commerce é fundamental para que os seus clientes potenciais conheçam seu produto. Por isso, separamos as 5 principais dicas para gerar muita visibilidade no seu e-commerce.
Previsões do e-commerce para 2022
Do ponto de vista dos especialistas em e-commerce, existem bilhões de clientes em potencial. Além disso, espera-se que as vendas no varejo cresçam cerca de 20% em 2022, sendo que esse aumento venha de compradores residentes nesses mercados emergentes. Isso representa milhões de vendas potenciais.
Este é apenas o quadro no e-commerce nacional, quando ampliamos a visão para o e-commerce mundial, o futuro do e-commerce alcançará US$ 5 trilhões até 2022 e US$ 6 trilhões até 2024, um novo recorde pressuposto pelos especialistas em e-commerces e vendas de varejo online.
De acordo com esses dados, falar com esse cenário positivo pode revelar diversas oportunidades para aumentar a visibilidade das marcas nos e-commerces. Por outro lado, é preciso estar atento e observar que um mercado atrativo certamente será explorado por seus concorrentes.
Então, se seu objetivo é sair na frente e alavancar as vendas dos produtos da sua marca em diferentes e-commerces, você deve valorizar a visibilidade. Por isso siga essas 5 dicas valiosíssimas para aumentar as vendas e o reconhecimento da marca.
1. Forneça informações completas
Você sabia que a descrição do produto é um dos 7 principais fatores que o ajudam a tomar uma decisão de compra online? Uma investigação do Serviço de Proteção de Crédito (SPC) descobriu que o registro do produto pode ser um dos gargalos de conversão. E é por isso que sua otimização é tão importante na hora de atrair consumidores.
Além disso, esclarecer todos os recursos do produto é essencial para reduzir as necessidades de atendimento ao cliente e as devoluções. Quando um consumidor compra um produto em uma loja de comércio eletrônico e descobre que seus recursos não atendem às expectativas, geralmente é responsabilidade do fabricante entregar esse produto.
Imagine sua marca como fornecedora de produtos para os cabelos e investir em cuidados com os cabelos naturais e veganos. Para vender no e-commerce e criar uma exposição positiva da marca, fornecer uma descrição completa é essencial para que os clientes entendam exatamente o que estão comprando. Caso contrário, a experiência negativa com o produto prejudicará a imagem da empresa fabricante.
De acordo com a Rakuten, 91% dos consumidores se sentem mais atraídos por uma compra se a oferta incluir uma foto ou vídeo. Portanto, a descrição, a imagem e o preço devem ser claros o suficiente para que o consumidor saiba que o produto lhe será útil.
Esses fatores otimizam a experiência de compra online e aumentam suas chances de retenção de clientes, criando visibilidade para sua marca no e-commerce.
2. Faça parcerias com varejistas online
O desenvolvimento de uma estratégia de parceria pode ajudá-lo a construir relacionamentos mais próximos com varejistas e melhorar sua base de produtos. Isso inclui descrições detalhadas, uso sensato de palavras-chave, preços atualizados, ótimas imagens e um grande inventário.
Isso aumentará as conversões e, portanto, a visibilidade da sua marca. É o caso da Nestlé, que, ao aliar tecnologia e uma rede de fluxos colaborativos de informação, tem alcançado excelentes resultados empresariais na área de e-commerce da Drogaria Araújo.
Com um programa estruturado de parcerias, você pode, por exemplo:
- Enviar leads para os melhores revendedores;
- Deixar um espaço no site organizacional da marca para indicar os negócios;
- Os buscadores podem encontrar seu produto.
Se o site da sua organização ainda não possui uma área especial para distribuidores e uma página “onde procurar”, é hora de criar uma! Como resultado, você pode valorizar mais os parceiros com os quais sua marca tem os melhores relacionamentos.
3. Utilize o marketing a seu favor
Considere incluir estratégias de marketing digital em sua proposta de parceria. Por exemplo, um banner chama a atenção para um produto quando um consumidor visita o site de um varejista.
A grande vantagem de colocar os banners da sua marca no e-commerce são os dados de desempenho. Com eles, você pode medir impressões, cliques, vendas e estratégias de design para aumentar as conversões nesse funil.
Além disso, as redes sociais também são um ótimo canal de encaminhamento de clientes para seus parceiros importantes. Supondo que um e-commerce que distribui seus produtos tenha decidido apresentá-los em um dia sazonal, pode-se dizer que a loja é uma opção segura de compra.
4. Dê atenção ao SEO do seu e-commerce
SEO reúne um conjunto de técnicas necessárias para aumentar a visibilidade nos motores de busca. Investir em otimização de busca de comércio eletrônico é uma das melhores e mais baratas alternativas para aumentar as vendas online.
Sabendo disso, ao enviar sugestões de otimização para varejistas, considere incluir palavras-chave relacionadas à marca e ao produto. Devem ser colocados estrategicamente no registro do produto nos seguintes locais:
- URLs da página do produto;
- Título e descrição do produto em loja;
- Meta título e meta descrição;
- imagens de produtos.
Com as estratégias de SEO e alguns fatores de ranqueamento de comércio eletrônico aplicadas ao site de um varejista, é mais fácil para os consumidores encontrarem seus produtos nas pesquisas. Quanto mais relevantes forem as informações, melhor será a classificação da página nos resultados da pesquisa.
5. Identifique e corrija erros de conteúdo
É essencial identificar e corrigir rapidamente os erros de conteúdo que podem afetar a venda de seus produtos de comércio eletrônico. Por exemplo, se a embalagem do produto ou os ingredientes foram atualizados pelo fabricante, todos os canais de distribuição devem incorporar as novas informações.
Preços, imagens e descrições devem estar de acordo com o posicionamento da indústria de transformação. Usando ferramentas de rastreamento, você pode identificar e corrigir varejistas que vendem seus produtos com informações desatualizadas.
Além disso, as ferramentas permitem analisar o impacto na venda de ingressos após a atualização das informações. É uma forma de aumentar o poder de barganha com o varejo, pois o principal objetivo do e-commerce é aumentar as vendas!
O comércio eletrônico oferece inúmeras oportunidades para o desenvolvimento da imagem das marcas na Internet. No entanto, deve ficar claro que o sucesso exige cautela e que a competição no mercado é acirrada. A atenção aos detalhes e o uso da tecnologia a seu favor são fundamentais para garantir resultados de sucesso.
Agora que você viu nossas dicas para aumentar a visibilidade de sua marca no comércio eletrônico, aprenda como monitorar sua estratégia de vendas de comércio eletrônico e sua concorrência.
DICA BÔNUS: Invista em lâminas HTML
Os slides HTML são usados principalmente no segmento de smartphones e tecnologia. Eles fornecem informações detalhadas do produto, como o rótulo da embalagem. Portanto, o que o consumidor encontrará ao ler a embalagem do produto, ele também encontra no slide HTML.
Imagens bem produzidas para slides HTML para aprimorar a experiência do usuário. O objetivo é apresentar as especificações e benefícios que fazem a diferença na hora da compra. Alguns segmentos podem incluir detalhes sobre a composição e uso do produto.
Conclusão
Investir em visibilidade pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas no seu e-commerce. Além disso, as estratégias de marketing digital podem ajudar muito no aumento de acessos na sua loja online e também aumentar o reconhecimento da marca dentro do nicho escolhido.
Por isso, se atente aos detalhes de divulgação e na forma de divulgação que você está aplicando para o seu negócio, quanto mais você conhecer o seu cliente e o que mais ele busca na sua loja. Assim você conseguirá produzir campanhas direcionadas ao seu público e com produtos de maior interesse.