Gustavo Perina

10 de maio de 2021

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Redução de custos com o marketing digital é possível? [Guest Post]

6 min de leitura

Hoje em dia, o marketing digital se tornou essencial para uma empresa lucrar. Atualmente, temos um perfil de cliente bem informado e com acesso a muita informação, literalmente na palma da mão.

O uso cada vez intenso da internet por meio de aparelhos celulares, tablets e outros, tem deixado a informação cada vez mais disponível, de modo que os clientes se tornaram não só mais informados, como também mais exigentes.

Quer saber mais sobre como o marketing digital pode ajudar na redução de custos e no aumento dos lucros da sua empresa? Continue lendo este artigo, e veja como mudar o rumo do seu negócio!

Como o marketing digital pode ajudar na redução de custos?

Estratégias de marketing tradicionais podem não surtir mais tanto efeito para esse novo perfil de cliente. Além disso, muitas vezes acabar sendo mais cara para quem precisa divulgar o negócio.

Nesse contexto, é sim possível promover uma redução de custos com marketing digital de várias maneiras. Afinal de contas, esse tipo de marketing tem se tornado muito eficaz para as empresas atualmente. 

Antes da popularização da internet era muito difícil para uma pequena empresa investir em divulgação, pois era preciso desembolsar altos valores por anúncios no rádio ou TV. 

Contudo, com o marketing digital, as empresas pequenas passaram a ter oportunidade de aumentar sua visibilidade sem gastar tanto. Pois os anúncios na internet são eficazes, e possibilitam atrair e reter clientes sem gastar quase nada. 

Além disso, o alcance dessa estratégia também é muito mais eficaz. E as marcas conseguem atingir um público cada vez maior.

Abaixo, nós listamos como é possível a redução de custos com o marketing digital, de forma simples e eficaz. Confira!

Pagamentos por resultados

A forma de pagamento oferecida por muitas plataformas que veiculam anúncios online, é uma excelente maneira de reduzir os custos na divulgação do seu negócio. 

Pois essas plataformas solicitam o cadastro de uma forma de pagamento, como cartão de crédito, por exemplo, e vai debitando o valor do seu anúncio gradativamente, à medida em que os potenciais clientes interagem com o mesmo por meio de um clique.

Assim, você não paga todo o valor de uma vez. Além disso, só pagará quando a divulgação estiver surtindo efeito, ou seja, atraindo novos clientes. É uma forma de pagar apenas pelos resultados.

Sem dúvida, essa é uma grande vantagem do marketing digital, pois muitas pessoas podem ver o seu anúncio e não se interessarem por ele. 

Então, você não pagará por quantidade de visualizações, mas sim por quantidade de cliques no seu anúncio. Você pode veicular uma divulgação que direcione para o seu site, de modo que pagará apenas quando alguém visitar o seu site por meio da peça divulgada.

Divulgação em plataformas com custos bem menores

Você também pode ter uma boa redução de custos com marketing digital, se optar por veicular seu material em plataformas com custos menores. As plataformas digitais, de maneira geral, oferecem um custo bem mais baixo do que o das plataformas de mídia tradicionais. 

Além disso, é muito mais provável que você tenha um alcance maior no ambiente virtual, do que nas tradicionais mídias, como rádio e TV, por exemplo.

É possível divulgar seus anúncios no Instagram, Facebook e no Google por um preço bem em conta, gerando um marketing direcionado para o seu público-alvo.

Segmentação mais detalhada ajuda na redução de custos

As plataformas digitais permitem ainda que você defina, de maneira mais precisa, para quem o seu anúncio será direcionado. Nas mídias tradicionais, também é possível traçar um perfil para ter acesso ao anúncio. Porém, na internet, isso pode ser feito de maneira bem específica. Afinal de contas, você pode definir informações como:

  • Local;
  • Profissão;
  • Faixa etária;
  • Preferências;
  • Páginas que acessa, 
  • Entre outras. 

Portanto, é uma maneira de fazer com que seu anúncio seja visto pelo público que você quer alcançar, aumentando suas chances de conversão e a eficácia da sua campanha.

Dessa forma, você não gastará seu anúncio com pessoas que não se encaixam no perfil de cliente em potencial, o que implica em redução de custos.

É o público-alvo quem vai até você, diminuindo os custos de aquisição

Outro aspecto do marketing digital que contribui para a redução de custos é que o cliente vai até você. Dessa forma, além de reduzir custos, isso melhora a imagem da sua marca. Pois o cliente sente que lhe deu permissão para receber suas ofertas. Isso é diferente da imagem desagradável daquele vendedor, que vai até o cliente oferecer produtos e serviços em um momento inoportuno, ou que não foi solicitado.  

Análises métricas

O marketing digital permite um maior controle sobre a eficácia dos anúncios que você está veiculando. Nas plataformas digitais, é possível acessar as métricas do anúncio, observando o valor que foi investido e o quanto a publicação gerou de engajamento. 

Além disso, também é possível avaliar a quantidade de visualizações, interações com curtidas, arquivamentos e compartilhamentos.

Com isso, você pode ter mais controle sobre os seus anúncios, e saber quais estão funcionando melhor. Assim, você poderá investir mais no tipo de anúncio que tem dado melhor retorno. 

Então, terá uma boa redução de custos, evitando anúncios que não estejam trazendo muitos resultados positivos.

Maior alcance de público, sem limite geográfico e com maior redução de custos

O marketing digital tem permitido que até empresas pequenas tenham reconhecimento em nível nacional. Afinal de contas, a internet não tem limites geográficos. 

Portanto, você pode fazer com que seus anúncios alcancem diferentes regiões, se esse for o seu objetivo. E o melhor: não será necessário gastar mais por isso.

Com a ampliação do acesso à internet, você pode direcionar seus anúncios para diferentes regiões, tornando-se conhecido nacionalmente, sem gastar uma fortuna para alcançar os resultados. 

Enfim, é uma maneira de obter grande alcance para a sua marca, pagando os preços baixos dos anúncios online.

Permite criar um relacionamento com o público-alvo

As estratégias do marketing digital permitem ainda que você crie um relacionamento com o seu público-alvo. Por isso, é importante, além dos anúncios, oferecer conteúdo de qualidade para seu público-alvo. 

Você pode criar um canal no Youtube, um Blog ou postar conteúdos nas redes sociais sobre o mercado no qual atua. Ofereça tutoriais, tire dúvidas e gere conteúdo relevante.

Além de criar um vínculo com o público, e atrair novos clientes, você também reduzirá possíveis insatisfações, e pode evitar ainda trocas, devoluções e reclamações dos clientes. 

Pois os clientes estarão mais familiarizados com o seu negócio e terão um bom volume de conteúdo para esclarecer suas principais dúvidas. 

Dessa forma, é mais fácil deixar os clientes satisfeitos, o que irá impactar diretamente na redução de custos com resolução de problemas, além de permitir a fidelização dos clientes.

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