Marketing / Tecnologia / Ferramentas / Mercado

Novidade: Instagram Checkout agora está disponível no Brasil

Desde que o Instagram Shopping chegou, os empreendedores de e-commerces ganharam uma importante ferramenta para o aumento nas vendas. Como […]

Novidade: Instagram Checkout agora está disponível no Brasil

Desde que o Instagram Shopping chegou, os empreendedores de e-commerces ganharam uma importante ferramenta para o aumento nas vendas. Como aponta uma pesquisa da Locowise, 75% dos usuários da rede social já fizeram alguma ação de conversão, como visitar um site a partir de um anúncio ou publicação. Ou seja, é um recurso capaz de contribuir diretamente com o alcance de novos clientes, bem como fidelização dos já existentes. A novidade é que o Instagram inovou mais uma vez, trazendo o Instagram Checkout

A ferramenta, que está em expansão nos Estados Unidos e logo deve chegar ao Brasil, serve para fazer compras sem sair do aplicativo. Ou seja, com ele as lojas virtuais podem vender diretamente, sem que precisem redirecionar os clientes para um site ou página externa. 

Venha saber mais sobre o assunto no post!

Quais os benefícios do Instagram Checkout para os lojistas e consumidores?

O Instagram Checkout vai de encontro a uma característica comum no novo perfil do consumidor, que é a agilidade. Automaticamente, as marcas facilitam a jornada de compra, que pode se tornar mais rápida em função do recurso.

Na prática, ao contrário do botão “comprar agora”, que redireciona o usuário para a loja virtual, a funcionalidade fornece diretamente no app as opções de cores, tamanhos, formas de pagamento e frete, além de conter notificações sobre a entrega dos itens. 

Além de tornar as compras mais rápidas, outros benefícios da ferramenta para empresas e consumidores são:

  • Fácil implantação, pois basta aos lojistas habilitarem a função e pagaram uma pequena porcentagem de suas vendas;
  • Segurança e confiabilidade, já que os dados pessoais dos consumidores são armazenados na própria plataforma, a qual atua como intermediária;
  • Otimização das taxas de conversão, pois a jornada de compra é simplificada;
  • Acompanhamento da entrega dos itens pelo consumidor, o que favorece a sua experiência com a marca.

Diferença entre o Instagram Shopping e o Instagram Checkout

O Instagram Checkout é uma inovação do Instagram Shopping pois, como citamos, ao invés de ocorrer a marcação dos produtos e depois oredirecionamento para o e-commerce da empresa, a finalização da compra ocorre de forma otimizada e única, não sendo necessário mudar de ambiente.

O processo de compra com o Instagram Checkout funciona da seguinte forma: uma marca posta uma foto e insere as tags de detalhes dos produtos. Quando um usuário vê o post em seu feed, automaticamente visualiza o botão “Checkout no Instagram”, decidindo pelas diferentes características do item vendido. Para finalizar, deve inserir alguns dados pessoais, os quais já estarão gravados no app a partir da segunda compra. 

É possível, inclusive, que os usuários vinculem suas contas no Instagram com a do Paypal para facilitar os pagamentos. 

Trata-se de um excelente recurso, que não depende de grandes investimentos, na mesma medida em que pode elevar consideravelmente a conversão das lojas virtuais. Enquanto não chega ao país, as marcas podem planejar suas estratégias para quando isso acontecer.

Gostou do nosso artigo? Acha que pode ser interessante para os seus conhecidos? Compartilhe em suas redes sociais!

Tags:, , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Chegou sua hora de crescer sem limites

Avalie por 10 dias grátis.

Crie sua loja