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Natal 2020: como preparar sua loja virtual para vender mais

As festividades de fim de ano, especialmente o Natal, geram um alto fluxo de movimento para o comércio. A motivação […]

Natal 2020: como preparar sua loja virtual para vender mais

As festividades de fim de ano, especialmente o Natal, geram um alto fluxo de movimento para o comércio. A motivação de presentear, as confraternizações em grupos diversos e os amigos ocultos são algumas das razões pelas quais esta data é tão importante para o mercado.

Mesmo em um ano de crise, o e-commerce seguiu crescendo e alcançando recordes de vendas. Por isso, este ano, a estimativa é de que a procura por presentes em lojas virtuais seja grande também no Natal.

O histórico de Natal no e-commerce

O varejo online tem tudo para ser a grande estrela do comércio de fim de ano em 2020. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) informou que o hábito de comprar online é um comportamento que foi reforçado pela pandemia e deve se manter depois dela.

Em 2019, foram registrados mais de 31 milhões de compras entre 15 de novembro e 24 de dezembro, o que significou uma alta de 29,9% no volume em relação a 2018. Além disso, o faturamento do comércio eletrônico no Natal do ano passado foi de mais de 14 bilhões.

As categorias moda e acessórios lideraram no volume de compras nos últimos anos, enquanto telefonia e eletrodomésticos foram as categorias de produtos que mais faturaram neste período de vendas nas lojas virtuais.

Como planejar e criar boas campanhas de Natal?

Para potencializar as vendas da sua loja virtual durante o período do Natal, é importante investir em boas campanhas de marketing. Confira algumas dicas que podem ajudar neste processo:

1. Trabalhe com uma identidade visual criativa

Elementos visuais atrativos, harmônicos e diferenciados fazem com que suas campanhas se destaquem no varejo online. Evite os clichês natalinos, os designs padronizados e busque trabalhar com uma identidade visual criativa para que sua loja virtual seja notada entre a concorrência neste Natal 2020.

2. Crie estratégias voltadas para cada canal de divulgação

Existem muitas estratégias para divulgar seus produtos na internet, mas cada rede social tem suas regras e particularidades de interação com o público. Por isso, é importante pensar em estratégias que sejam efetivas em cada um dos canais de divulgação abarcados pela sua estratégia: e-mail marketing, Facebook, Instagram, lives, Google Ads, etc.

3. Humanize sua marca

O Natal é uma festa cheia de memórias afetivas e movimenta o varejo principalmente em função dos sentimentos e emoções que esta época evoca. Por isso, use os recursos do storytelling, conte histórias, crie conexão com o público e promova campanhas com um eixo narrativo cativante. Isso certamente irá gerar engajamento e conversão para sua loja virtual.

4. Facilite a vida do consumidor

Apesar de ser recheado de emoção, o fim de ano também é um período bastante estressante e, por isso, muitas pessoas optam pelas compras online justamente para evitar filas e – especialmente em tempos de pandemia – aglomerações. Neste caso, um checkout prático, simples e seguro é tudo o que o seu cliente deseja na hora de comprar.

Garanta um bom suporte e equipe de vendas

A alta nas vendas traz consigo também uma grande demanda de dúvidas, problemas e múltiplas questões a serem resolvidas com o consumidor. Isso significa que a sua loja virtual precisa dispor de uma excelente equipe de vendas e suporte, para que não falte assistência ao cliente na hora da compra.

Dúvidas não sanadas, problemas com o servidor ou eventuais dificuldades no processo de compra podem atrapalhar suas vendas no final de ano. Ter um time qualificado e disposto a resolver qualquer imprevisto é uma questão essencial para o sucesso do seu e-commerce neste Natal.

Preparação de estoque para o Natal

O estoque é um dos elementos essenciais e delicados do processo de preparação da sua loja virtual para as vendas de Natal. Cada empresa opera, neste sentido, com a sua forma própria de logística e organização. No entanto, é importante fazer uma análise detalhada do histórico e das perspectivas para estar preparado.

Avaliar quais foram os produtos mais procurados e vendidos nos últimos anos é um bom ponto de partida para organizar esta parte do processo. Além disso, é importante garantir que você possa atender toda a demanda de final de ano, sem perder nenhuma oportunidade e evitando prejuízos, tomando cuidado para não acabar estocando uma quantidade muito grande de produtos sem giro e garantindo uma quantidade mínima para atender as demandas do início do próximo ano.

Neste sentido, é primordial avaliar a capacidade logística da sua loja virtual. A alta demanda do varejo neste período pode ser muito atrativa, mas é preciso garantir a capacidade de entrega e fornecimento dos produtos para evitar a insatisfação do consumidor ou um atendimento sem qualidade e eficiência.

Pós-venda: explore a experiência de compra

Vivemos na era da experiência, por isso é essencial proporcionar uma excelente experiência de compra para cada um dos seus clientes durante as compras de Natal. O final de ano é uma época em que os consumidores presenteiam a si mesmos ou a alguém que é importante para eles, por isso, este é um momento importante para fidelizar clientes através de uma boa experiência.

Trabalhar o unboxing experience pode ser uma chave para driblar a concorrência e melhorar a experiência de compra do usuário. Trata-se da experiência própria, vivida pelo cliente ao receber sua compra de uma loja virtual em casa. Fazer com que o cliente tire da caixa mais do que um produto, para que ele viva uma experiência e aquele momento se torne digno de um registro compartilhado nas redes sociais, por exemplo, é o grande desafio que pode fazer a diferença na pós-venda e fidelizar o consumidor.

Algumas dicas para proporcionar um unboxing experience sensacional aos seus clientes nas compras de Natal:

  • Invista em embalagens bonitas, criativas e diferenciadas;
  • Envie recadinhos personalizados, frases criativas e agradecimentos escritos a mão;
  • Surpreenda seu cliente com pequenos mimos, brindes ou cupons de desconto para as próximas compras;
  • Motive o consumidor a compartilhar a experiência de compra nas redes sociais.

Todos estes recursos podem ser usados para ajudar a preparar sua loja online para vender muito mais neste Natal.

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