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SEO

Em média existem 1,90 bilhão de sites espalhados pela internet, com isso, se destacar se tornou algo essencial para quem busca visibilidade e reconhecimento. O SEO (Search Engine Optimization) cuja sigla significa em português “motor de otimização de busca”, é uma das técnicas que permitem melhorar a visibilidade do seu site e a taxa de conversão de clientes, tudo isso de forma orgânica e planejada.

SEO como estratégia de marketing digital

Quando fazemos uma pesquisa no Google, clicamos nos primeiros resultados e dificilmente passamos para outras páginas para procurar mais resultados, o site estar em outras páginas não determina a qualidade do conteúdo mas determina muitas vezes que as estratégias usadas na construção dos textos ou técnicas utilizadas na criação daquele site.

Pensando em como resolver problemas de visitação em sites menores e desconhecidos foram criadas diversas técnicas que permitem que você tenha um número de visitantes maior e que apareça logo nas primeiras páginas de pesquisa.

Uma dessas estratégias criadas foi o SEO (Search Engine Optimization) que é um conjunto de estratégias que visam melhorar a posição do seu site e buscam liderar as páginas de pesquisa, utilizando o algoritmo dos motores de busca a seu favor, no SEO são aplicadas técnicas como o link building, otimização on-page, uso de determinadas palavras-chave, entre outros.

Os benefícios do SEO

Apesar de ser uma estratégia “simples” e mais econômica do que as mídias pagas convencionais, o SEO conta com um retorno espetacular, não se limitando somente a aparecer nas primeiras páginas.

Além da visibilidade, o SEO é um investimento de baixo custo, seus resultados são estáveis e a longo prazo, ajuda no funil de compras, gera sites mais robustos e mais eficazes, aumenta as chances de conversões, aumenta a autoridade e confiabilidade da marca, gera leads, traz mais tráfegos orgânicos, e muito mais.

Exemplos de SEO em marcas famosas

Milhares de empresas grandes, como a Amazon e Starbucks utilizam estratégias de SEO para otimizar seus sites e atrair a atenção de quem está do outro lado da tela. Cada empresa adapta as técnicas de SEO ao seu setor e ao que necessitam. Entender como o SEO funciona na prática faz total diferença na hora de preparar um conteúdo ou atualizar algum dado em seu site. 

Para uma pessoa que compra em e-commerce, é quase impossível nunca ter ouvido falar da Amazon, que é conhecida como autoridade quando o assunto é compras online. A Amazon, mesmo com o alto fluxo de clientes que já possui, utiliza técnicas de SEO para aumentar o tráfego e as taxas de conversões.

Uma das estratégias de SEO mais notáveis que a Amazon usa em seu site é a User Generated Content (UGC), ela aproveita a seção de comentários e avaliações dos produtos para engajar os consumidores a entrarem no site e efetuarem as compras, demonstrando confiabilidade.

Já no caso do Starbucks, a famosa rede de cafeterias, é conhecida por todo o mundo e também utiliza de técnicas de SEO para ajudar no engajamento na internet.

O uso de imagens bem posicionadas e bem pensadas para o seu público em seu site, aliadas com as suas técnicas de escrita, faz com que a marca se destaque.

SEO integrado a uma Inteligência Artificial (IA)

Um dos assuntos mais debatidos atualmente é acerca do uso das Inteligências Artificiais, e o seu impacto em todas as áreas, inclusive no marketing digital. Apesar de diversas polêmicas, a IA pode ser uma grande aliada no processo de implementação de uma estratégia de SEO.

A IA não substitui um copywriter, porém, pode ser parceira na realização de pequenas tarefas do dia-a-dia, como sugestões de palavras-chave e sinônimos, produção de conteúdo, produção de briefings, sugestões, processamentos de dados, pesquisas, e muito mais.

A sua utilização em todas as etapas do processo de implementação de SEO pode ser uma mão na roda, otimizando tempo e muitas vezes abrindo margem para a inspiração e a criatividade do copywriter que irá dirigir as estratégias.

Se destacar em meio a tantos sites pode ser uma tarefa difícil, por isso se torna indispensável o conhecimento de diversas técnicas que ajudem o conteúdo a se sobressair e trazer cada vez mais tráfego orgânico para o seu site. Conhecer a importância do SEO na construção e manutenção de um site que almeja sucesso é mais um passo dado em rumo à primeira página.

Aprenda um pouco mais: