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E-commerce de brinquedos: como vender brinquedos na internet?

9 de janeiro de 2023

6 min

Neste artigo

Se chegou até aqui é porque você tem interesse em vender brinquedos na internet, certo? Mas antes de investir nesse segmento, você precisa estudar a viabilidade dele e entender como ele funciona.

A indústria brasileira de brinquedos é a sétima maior do mundo, o que representa uma grande oportunidade para os lojistas que desejam entrar nesse ramo.

Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), a cada ano que passa, as vendas aumentam. De 2012 para cá, o mercado de brinquedos faturou mais de 7.290 bilhões de reais.

Tudo indica que esse setor tende a crescer ainda mais se os novos empreendedores investirem em nichos menos explorados, uma vez que as empresas já consolidadas nesse segmento são um tanto quanto generalistas.

Quer entrar nesse mercado? Então, continue lendo este artigo para descobrir como montar um e-commerce de brinquedos da maneira certa.

Como vender brinquedos na internet?

A indústria de brinquedos brasileira é um setor dinâmico e competitivo. Portanto, se quiser ter sucesso nesse setor, você precisa seguir alguns passos:

1. Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é fundamental para que uma empresa consiga alcançar os seus objetivos. Ele ajuda você a entender aonde quer chegar e qual caminho percorrer até lá.

Desse modo, é muito importante que você:

  • defina objetivos claros, mensuráveis e realistas
  • elabore um plano de ação para atrair clientes
  • monte uma estratégia de conversão
  • crie métricas de desempenho para acompanhá-las de tempos em tempos

2. Segmente o seu público-alvo

A segmentação apropriada do público-alvo é que vai direcionar o caminho a ser tomado nas próximas etapas.

Como o público infantil é muito amplo, você precisa saber exatamente para quem direcionar o seu produto e as suas ações.

3. Escolha os produtos

Depois de descobrir quem serão os seus clientes, você precisa definir os produtos que vão chamar a atenção deles.

  • Qual tipo de brinquedo pretende vender?
  • Os brinquedos devem atender a quais necessidades específicas?
  • Seus clientes mirins preferem artigos educacionais ou apenas recreativos?

4. Crie uma proposta de valor

Boa parte das lojas de brinquedos vendem alegria e diversão. Utilizam uma abordagem mais generalista.

Por isso, uma boa forma de se destacar no mercado é criando uma proposta de valor fora de série. Como a esta altura você já terá segmentado o seu público e traçado o perfil dele, procure entender o principal motivo deles comprarem seus brinquedos.

Ao levar em consideração a experiência que os seus clientes terão com os seus produtos, a probabilidade de engajá-los com a sua marca é maior.

5. Monte um e-commerce

Como a intenção é vender pela internet, nada mais justo do que criar uma loja virtual de brinquedos.

Embora você possa utilizar outros canais de vendas, como redes sociais e marketplaces, o seu e-commerce será a sua porta de entrada. É através dele que você entregará a sua proposta de valor e potencializará o sucesso do seu negócio.

Contudo, para que isso aconteça, você precisa se atentar quanto a alguns pontos:

Usar imagens e cores vibrantes

Uma imagem vale por si só. Então, certifique-se de caprichar na personalização do layout para encantar os visitantes do seu site. Insira banners, vídeos e, se possível, construa uma narrativa envolvente para que a sua loja proporcione uma experiência de compra única.

Escrever descrições detalhadas

Comprar brinquedos não é uma tarefa fácil. Isso porque muitas dúvidas surgem no momento, como se o produto é seguro ou tem garantia, se itens complementares vêm inclusos ou se os materiais de composição são tóxicos.

Assim, coloque-se no lugar dos pais dessas crianças e coloque todas as informações de que eles precisam saber na descrição de cada artigo. Pode ter certeza de que isso influencia muito na conversão.

6. Crie uma conexão com os seus clientes

Uma ótima maneira de se aproximar dos clientes é utilizar o marketing de conteúdo a seu favor. Criando conteúdos que os ajudem a enxergar a qualidade e os benefícios dos produtos que você vende e de que forma esses itens agregariam valor à vida deles.

Dicas de segurança também são muito úteis. Ainda que as crianças sejam o seu público-alvo, os pais são responsáveis por elas. Isso significa que você precisa pensar muito bem nas informações que você transmite nos seus materiais de marketing e nos seus canais de comunicação.

7. Crie campanhas e promoções em datas sazonais

Aproveite as datas sazonais para potencializar as vendas. O lançamento de filmes e desenhos, aniversários, dias das crianças e natal são uma ótima oportunidade para você criar campanhas atrativas para mostrar a sua proposta de valor para os clientes.

Durante as semanas que antecedem essas datas, você pode atualizá-los sobre os seus novos produtos ou promoções por meio de e-mails marketing, anúncios patrocinados e marketing de influência.

8. Tome cuidado com as regras de publicidade infantil

As crianças são mais vulneráveis. Elas acreditam em propagandas apelativas, que encorajam o consumo excessivo, hábitos inapropriados ou, até mesmo, que as coloquem em situações de constrangimento.

Para protegê-las, alguns órgãos reguladores brasileiros estipularam regras de publicidade infantil. Assim, ao criar conteúdo para sua campanha, tome muito cuidado com a mensagem que deseja transmitir.

Em momento nenhum, a autoridade dos pais deve ser questionada e a comunicação pode ter um sentido ambíguo.

Pronto para vender brinquedos na internet?

Esperamos que nosso conteúdo tenha ajudado você a entender como vender brinquedos na internet. Mesmo que pareça uma tarefa desafiadora, isso não quer dizer que você não terá sucesso. Basta seguir nossas dicas para desenvolver uma boa estratégia e usar as ferramentas certas.

Se quer ter uma jornada empreendedora de sucesso, você precisa contar com uma plataforma de e-commerce robusta. Crie sua loja virtual com a Webstore e venda muito mais!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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