Empreendedorismo / Gestão

Do físico para o virtual: tudo o que você precisa saber para ter um negócio online de sucesso

Expandir a operação da loja física para um negócio online. Esse tem sido o caminho de inúmeras empresas que, ao […]

Do físico para o virtual: tudo o que você precisa saber para ter um negócio online de sucesso

Expandir a operação da loja física para um negócio online. Esse tem sido o caminho de inúmeras empresas que, ao analisarem o perfil do novo consumidor e o mercado, perceberam que a estratégia é mais do que uma escolha, mas uma questão de sobrevivência. Para se ter uma ideia, segundo o estudo Digital 2020, o Brasil tem 150,4 milhões de pessoas na internet, o que equivale à 71% da população. 

Além de utilizarem a rede para o trabalho, estudo e entretenimento, é grande o número de usuários que compram online e esperam ver suas marcas de preferência nesse ambiente. E a tendência é só aumentar. De acordo com a pesquisa Webshoppers 40, da Ebit/Nielsen, somente no primeiro semestre de 2019, 5,3 milhões de brasileiros compraram em uma loja virtual pela primeira vez.

Se você chegou até aqui, é provável que esteja interessado em saber como investir no ambiente digital e ter sucesso. Nesse caso, chegou ao lugar certo. Acompanhe o post e saiba tudo sobre começar um negócio online e ter ótimos resultados!

Motivos para investir em um negócio online

Pelos números expressivos mostrados até aqui dá ter uma ideia sobre a importância de estar presente no comércio eletrônico. Além de aumentar as vendas por meio de um novo canal, as empresas ganham visibilidade e fortalecem a marca, gerando relacionamentos duradouros e fidelização de clientes, isso será fundamental para o seu negócio online. 

Veja algumas razões para investir na expansão de um negócio online: 

O público pesquisa na internet antes de ir à loja física. Se a maior parte dos brasileiros está na internet, certamente o seu público-alvo também está conectado. Inclusive o comportamento de compra em geral vem passando por mudanças significativas que é importante conhecer, afinal muito do sucesso de um negócio online, seja ele qual for, é o profundo conhecimento do seu público-alvo.

Entre as características estão uma tomada de decisão baseada em pesquisas online sobre os produtos e serviços de interesse. Prova disso é que 89% dos participantes da pesquisa Digital 2020 afirmaram fazer buscas antes de fazer uma compra. 

Isso significa que se a sua marca também se encontra nesse ambiente, as chances de fechar negócios só aumentam. Afinal, você precisa estar onde os seus clientes estão, e nisto está a importância de ter um negócio online, que possa trazer um maior faturamento

Maior alcance de potenciais clientes

Ao contrário de uma loja física, que na maioria das vezes alcança potenciais clientes que estão em seu entorno, na internet não existem distâncias nem fronteiras. Ou seja, o alcance aumenta automaticamente. Consequentemente, a lucratividade se eleva e a empresa cresce.

A marca se insere na tendência omnichannel

Uma característica marcante do novo consumidor é ser omnichannel. “Omni” é um termo do latim que significa “todos”. Assim, a expressão pode ser entendida como “a presença em todos os canais”, rompendo barreiras entre lojas físicas e virtuais.

Na prática, a experiência de consumo, que inclusive deve ser agradável e recompensadora, ocorre em diversos canais. Desse modo, é preciso se adaptar para se relacionar e atender em concordância com esse perfil. Ou seja, estar presentes em lojas virtuais, marketplaces e redes sociais. Se a sua empresa ainda não iniciou esse movimento, é a hora de pensar em fazê-lo o quanto antes, sob pena de perder clientes para a concorrência.

Operação online tem custos menores

Quando pensam em expansão, normalmente os empreendedores ficam preocupados com custos e se darão conta de honrá-los. A boa notícia é que o investimento em um negócio online, tem despesas menores quando comparado a uma loja física.

Para começar, nesse caso não existe o pagamento de aluguel e despesas fixas embutidas e as equipes podem ser mais enxutas. Já os gastos fixos com uma loja virtual envolvem basicamente a mensalidade da plataforma escolhida, as taxas de intermediadores e os investimentos em marketing digital. 

É importante frisar que, no início, é necessário ter um valor extra para a criação e estruturação do e-commerce.

Aumento das vendas 

Independentemente do segmento ou porte de uma empresa, vender é um objetivo comum. A consequência de todas as outras vantagens citadas acima é justamente o aumento nas vendas e nos resultados

Isso porque a loja terá outras opções de canais para compra e passará a oferecer uma melhor experiência, gerando clientes fidelizados.

Como criar uma loja virtual de sucesso para o seu negócio online

como criar uma loja virtual de sucesso para o seu negócio

Agora que você conhece algumas das vantagens de expandir a loja física para o virtual, chegou o momento de mostrarmos dicas práticas de como criar um e-commerce, e ter um negócio online rentável. Confira: 

O primeiro passo para estender a marca no ambiente online é analisar a audiência do seu negócio. Ou seja, é necessário conhecer os atuais clientes para entender se estão preparados para a experiência, quais os canais de preferência, como funciona a jornada de compra e que tipo de funcionalidades o site deve ter para atender suas características e necessidades específicas.

  1. Escolha uma plataforma que promova integração

Marcas que estão presentes fisicamente e na internet devem ter a gestão integrada. Isso facilita os processos diários e traz maior organização, o que se reflete em um bom atendimento, minimização de desperdícios e uma tomada de decisão mais inteligente.

Por isso, no momento de escolher a plataforma que servirá como estrutura para a loja virtual, é essencial verificar se os recursos oferecidos permitem a junção entre as áreas do PDV e do e-commerce. 

Outros fatores importantes nessa escolha são as funcionalidades e a frequência com que são atualizadas, a estabilidade do site, a realização de backups, a usabilidade, a automação de marketing e o suporte técnico.

  1. Desenvolva estratégias de vendas complementares

Não é porque se tratam de ambientes distintos que as lojas não podem se comunicar. Pelo contrário. Hoje é importante criar estratégias de vendas complementares que tragam facilidades e percepções positivas. 

Entre as ações que vêm trazendo resultados positivos ao mercado estão a compra online e a retirada no ponto físico e a permissão de troca das compras feitas no e-commerce no estabelecimento físico. O importante é diversificar as opções dos clientes e minimizar as limitações. 

  1. Ofereça valor agregado

Mais do que oferecer produtos de qualidade e com preços convidativos, um e-commerce deve ter valor agregado. Isso significa que deve investir na conquista do consumidor desde o primeiro contato. 

Para atingir o objetivo é fundamental ter uma loja virtual de fácil navegação, que seja intuitivo e agradável. Além disso, marcar presença em redes sociais, disponibilizar chats para atendimento e desenvolver outras ações de Marketing Digital é indispensável.

Como você pôde comprovar, expandir a loja física para o um negócio online pode ser o que sua marca precisa para crescer nesse novo cenário. 

Se o negócio for estruturado adequadamente, por meio de processos e sistemas eficientes, os resultados certamente se refletirão em aumento das vendas e dos lucros. 

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