A pandemia do novo coronavírus impactou o varejo, que teve que se adaptar ao novo normal, em que as pessoas […]
A pandemia do novo coronavírus impactou o varejo, que teve que se adaptar ao novo normal, em que as pessoas estão evitando visitar os pontos físicos de venda. Nesse sentido de transformações, veio o boom de novas lojas virtuais, o aumento de 32% de novos consumidores em e-commerce e as vendas mais do que dobraram em relação ao ano passado. Houve, também, uma mudança drástica nos hábitos de consumo, em que as compras online passaram a ser realizadas até mesmo em segmentos que se mostravam resistentes, como é o caso de alimentos e bebidas, que cresceu 79% na pandemia, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Além disso, vale citar ainda, a tendência omnichannel, que se baseia na integração de diferentes canais de comunicação para estreitar a relação offline e online com o consumidor, e que ganhou ainda mais força nessa pandemia, e também a Dark Store, que é exatamente o assunto que trataremos neste artigo. Vamos entender tudo sobre essa nova proposta de experiência chamada Dark Store?
Dark Store, “loja escuras” em tradução livre, é uma loja fechada ao público que atua como ponto de distribuição de produtos que foram comprados online através de plataformas de comércio eletrônico, como sites e aplicativos.
Vale destacar, que esse galpão deve ter infraestrutura para abrigar os produtos e também os equipamentos necessários para embalagens, etiquetagem, entre outros. Ele costuma estar localizado em áreas onde há grande densidade populacional e também em que os hábitos de consumo das pessoas já são conhecidos pelos varejistas.
As propostas das Dark Stores é justamente otimizar o tempo de entrega do produto ao consumidor, para que elas possam ser realizadas de forma mais rápida e, muitas vezes, até no mesmo dia. Em alguns casos, é possível que os consumidores se dirijam até uma Dark Store e retirem os seus pedidos comprados online, sem que seja necessário entrar na loja.
A Dark Store já é comum nos Estados Unidos e na Europa e, com o Coronavírus, essa tendência chegou no setor varejista brasileiro com força para se manter no pós-pandemia também. Entre as principais vantagens de uma Dark Store, podemos citar:
Aumento da eficiência operacional – Através do uso de mais tecnologia de ponta nas etapas de armazenamento, coleta e distribuição, é possível uma maior eficiência operacional;
Completa gama de itens – Uma Dark Store, como tem capacidade elevada de estoque, consegue armazenar e oferecer aos consumidores a gama completa de itens do seu catálogo;
Mais precisão na coleta – Com as tecnologias implantadas na Dark Store, existe pouca margem de erros de seleção de itens;
Mais qualidade – A rotação de estoque é gerenciada com mais excelência. É possível, por exemplo, ter zonas operacionais refrigeradas para que alimentos frescos de alta qualidade estejam sempre disponíveis;
Redução de custo com transporte – Além de reduzir o custo com transporte, a Dark Store também ajuda a reduzir os impactos ambientes com emissão de carbono;
Maior facilidade de atender regiões com grande demanda de pedidos, – Isso é possível pois as Dark Stores se localizam em áreas urbanas;Entrega de uma experiência única ao cliente – A melhoria na experiência de compra do cliente pode gerar fidelização e diminuição do abandono de carrinho, já que os prazos de entrega são curtos e ainda existe a possibilidade de comprar online e retirar na Dark Store.
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