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Storytelling

O ato de contar histórias nos acompanha por toda a existência humana, em forma de desenhos rupestres ou lendas passadas de geração para geração. Com o tempo fomos amadurecendo a forma como escrevemos e nos expressamos, fato que influenciou também na forma como profissionalizamos a arte de escrever histórias boas e coesas, o que hoje em dia chamamos de storytelling. No artigo abaixo, iremos nos aprofundar sobre o que é o storytelling e como ele pode enriquecer o seu conteúdo online.

O que é storytelling

O storytelling é a habilidade de criar histórias envolventes, coerentes, coesas e que contenham começo, meio e fim. A finalidade do storytelling é saber usar as palavras a seu favor e fazer com que o leitor sinta conexão emocional com aquele texto, dando vida, sentimentos e aproximando o escritor de quem a lê ou vê.

Sabemos que não é toda história que nos prende do começo ao fim, não são todos os personagens que nos apegamos, muitas vezes largamos um texto ou livro nas primeiras páginas ou até nos primeiros parágrafos da história e é contra esses fenômenos que os redatores lutam.

Uma história bem contada pode nos fazer sentir diversos sentimentos, fazem com que nós possamos absorver verdadeiramente aquele conteúdo e tira a nossa leitura do automático. O storytelling é a escrita que nos desperta esse turbilhão de sentimentos e que nos conduz do começo ao fim do texto ou história sem nos cansar.

Todo esse conceito não fica limitado somente à leitura, mas também pode ser adaptado para roteiros, produções audiovisuais ou peças sonoras. Há diversas técnicas famosas, como a Jornada do Herói, que tem uma fórmula muito conhecida e que você com certeza conhece algum filme com essa linha do tempo.

O uso do storytelling no marketing

O storytelling não se define somente a livros ou a histórias para filmes, ele é muito utilizado em campanhas publicitárias ou em estratégias de marketing

Esse estilo de escrita não apenas destaca mas também cria conexão com os seus clientes. Por ser um conteúdo emocional, muitas vezes aqueles leitores ou espectadores se sentem representados, humanizam a marca e veem na marca aquilo que são e se sentem mais próximos.

De mesmo modo, pode ser utilizado em redes sociais, como forma de produzir conteúdo, visual, textual ou audiovisual de forma com que todos esses contenham uma história com começo, meio e fim que gere a ligação emocional com o público.

Um bom storytelling melhora o seu branding, já que consegue moldar positivamente como as pessoas enxergam a sua marca, te ajuda no processo de vendas e campanhas publicitárias mais complexas.

Transmídia storytelling

Quando falamos em storytelling pensamos em contar uma história única, como algo que não pode ser “reutilizado”, mas ao contrário disso, podemos utilizar o mesmo universo de uma narrativa em diversas outras plataformas. Tão importante quanto saber escrever um bom storytelling é bem saber onde posicioná-lo em meio a tantos canais e meios de comunicação.

A ideia principal da transmídia storytelling é a junção de uma narrativa adaptada para diversos meios de forma que todos eles se completam, formando uma só narrativa personalizada para canais diferentes.

É possível encontrar exemplos em diversas franquias da cultura pop, como o exemplo mais conhecido quando falamos de storytelling transmídia, Star Wars.

A franquia adaptou o universo de sua história em diversos canais e formatos, como quadrinhos, séries, filmes, jogos, etc.

A adaptação do conteúdo para cada plataforma, deve ser feito pensando no público que consome aquele conteúdo e qual narrativa específica deve ser usada para aquele veículo de comunicação.

3 dicas para escrever um bom storytelling

1. Seja objetivo

Apesar de muitas pessoas gostarem de uma história longa e detalhada, nem sempre estender a história é a chave para um bom storytelling. Em um texto que precisamos que as pessoas se sintam conectadas com a história, o tédio pode ser o seu maior inimigo.

Ser claro com a mensagem que quer passar, construir bons diálogos e saber a hora de detalhar são etapas importantes para que o seu texto não fique cansativo e entediante.

2. Crie um conflito

Quando falamos em usar o storytelling para a criação de campanhas de marketing, precisamos de alguma forma mostrar o nosso produto, sem necessariamente colocar um CTA (call to action) direto ou de forma brusca.

Um conflito te ajuda a introduzir o seu produto ou marca na trama de forma sútil e que instigue o seu possível cliente a ir atrás sem se sentir pressionado. É interessante encaixar um problema que precisa ser resolvido e logo em seguida mostrar como ele será resolvido com o produto ou marca que você está anunciando.

Por isso, para inserir um conflito que é a cereja do bolo de um storytelling, é preciso criar uma forte conexão emocional com quem consome aquele conteúdo, para que a chamada para ação ocorra naturalmente.

3. Planeje e reúna informações sobre a marca

Antes de produzir um storytelling é importante ter planejamento e um direcionamento claro sobre as expectativas daquela campanha. O que a sua empresa vende? Qual público queremos atingir? Onde será veiculado esse material? O que esperamos do resultado dessa campanha?

Essas são perguntas importantes para se fazer antes de iniciar o processo de escrita. Um caminho bem definido dará ao redator orientações de como deve conduzir aquela história e em que sentimentos e tramas ele deve mirar para atingir os objetivos daquela história.

Um projeto de storytelling bem planejado e executado atingirá o seu público alvo, porém deve ser acompanhado de muito cuidado, técnicas e transparência com o seu público. 

Aprenda um pouco mais: