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Tecnologia para e-commerce: melhore a experiência do cliente com Big Data

21 de janeiro de 2023

6 min

Neste artigo

Investir em tecnologia para e-commerce é uma decisão que influencia diretamente nos resultados da sua loja virtual. Isso porque um único recurso pode dinamizar seus processos e aumentar o desempenho das suas vendas.

Em um setor competitivo, como o comércio eletrônico, é importante se manter por dentro das novidades tecnológicas a fim de oferecer um serviço de qualidade e estar sempre à frente da concorrência.

O Big Data é o exemplo perfeito disso. Com ele, você coleta um grande volume de dados e cruza os que mais interessa, mesmo que sejam de origens diferentes, para extrair insights relevantes e tomar decisões mais estratégicas.

Neste artigo, você entenderá o porquê o Big Data é a tecnologia para e-commerce que vem sendo amplamente utilizada pelas grandes empresas.

Boa leitura! 

O que é Big Data?

Grosso modo, o Big Data é uma espécie de banco de dados online. A diferença entre ele e os repositórios tradicionais é a variedade, o volume, a velocidade e a qualidade dos dados que você extrai.

Hoje, a quantidade (e a rapidez) de dados produzidos faz com que a gente não consiga absorver todo o conteúdo que eles têm a transmitir. Isso é um fato. E tudo indica que essa produção em massa aumente ainda mais.

Um estudo feito pela International Data Corporation (IDC) prevê que, em 2025, 41,5 bilhões de dispositivos conectados irão gerar cerca de 79,4 trilhões de gigabytes de dados.

Como uma forma de acompanhar essa emissão extraordinária de dados e de transformá-los em insights e conhecimento, surgiu o Big Data. Uma ferramenta que interpreta e analisa um volume elevado de dados variados em tempo recorde.

Os 5 V’s do Big Data

O Big Data se baseia em cinco conceitos importantes:

🔸Volume: a quantidade de dados processados dentro e fora da sua empresa, como registros, transações, interações, históricos de conversas, entre outros.

🔸Velocidade: a rapidez com que esses dados são reunidos e tratados para que você tenha informações relevantes em tempo hábil.

🔸Variedade: a diversidade de tipos e categorias para que você tenha em mãos informações completas e, mais importante, que façam sentido.

🔸Valor: o valor que o processamento de dados agrega ao seu negócio.

🔸Veracidade: todas as informações precisam ser verdadeiras para que o resultados das análises gere valor.

Como o Big Data funciona no e-commerce?

Sabe com que frequência geramos dados? O tempo todo!

A partir do momento que fazemos uma pesquisa no Google ou nas redes sociais, nós estamos gerando dados sem perceber. E por “nós”, entende-se também os consumidores.

Uma loja virtual que gera e analisa um conjunto de informações pertinentes toma decisões mais estratégicas sobre o seu negócio.

Imagine uma situação em que você consegue mapear os hábitos de consumo de seus clientes e potenciais clientes nos seus principais canais de vendas para entender quais são os produtos de que eles mais gostam, quanto costumam gastar e o que os motivam a consumir um produto (ou serviço) para que possa criar uma estratégia de marketing certeira. Tudo isso sem precisar ligar para eles ou enviar uma mensagem sequer.

Apesar de parecer uma realidade utópica, é apenas o Big Data desempenhando o seu papel.

Como o Big Data pode ser aplicado ao e-commerce?

Não é por acaso que o Big Data é considerado um aliado de quem empreende online. Confira como essa tecnologia para e-commerce pode ser aplicada e as vantagens que ela proporciona.

Dashboards inteligentes

Leitura de dados dinamizada. Isso porque o Big Data constrói uma narrativa para que as informações sejam lidas e interpretadas com mais rapidez e facilidade. Os relatórios são otimizados para evidenciar métricas importantes.

Gestão estratégica de estoque

Gerenciamento de estoque simplificado. Com essa tecnologia, você recebe sugestões com base nas mudanças do mercado e dos dados registrados para que possa garantir a disponibilidade de produtos e se antecipar quanto a situações potencialmente problemáticas.

Gestão estratégica de logística

Entrega rápida e segura. Essa ferramenta permite que você analise as zonas de risco e de maior tráfego dos endereços indicados nos pedidos para personalizar a rota e reduzir o tempo de entrega.

Comunicação e ofertas personalizadas

Mensagens e ofertas customizadas. Como as interações dos clientes na sua loja ficam salvas, por meio de análises do Big Data, você pode mapear o comportamento deles e personalizar e-mails, promoções, atendimento pelo chat, entre outros.

Relacionamento com clientes

Relacionamento sólido com os clientes. Quando se tem dados suficientes para conhecer mais profundamente o público do seu e-commerce, fica muito mais fácil desenvolver ações específicas para nutrir e manter o relacionamento com ele.

Qual é a relação do Big Data com a experiência do cliente?

Como viu até aqui, todas as vantagens que o Big Data proporciona estão relacionadas à experiência do cliente.

As análises preditivas e cognitivas que ele gera, traçando o hábito de compra e as demais particularidades dos clientes, fazem com que você tenha mais facilidade para compreender o que eles realmente precisam. 

Assim, você consegue desenvolver ações pontuais e eficazes para melhorar a experiência de compra deles na sua loja virtual e então fidelizá-los.

Pronto para transformar a experiência dos seus clientes?

Em linhas gerais, é fundamental implementar tecnologia para e-commerce a fim de dinamizar o processo operacional do seu negócio, garantir uma boa experiência aos clientes e, como consequência, aumentar as vendas.

Porém, é ainda mais importante contar com uma plataforma robusta que ofereça os recursos necessários para que a sua empresa cresça continuamente. 

Caso você já tenha um e-commerce e queira obter mais performance, migre sua loja virtual para Webstore! Temos os recursos e integrações certos que ajudarão as suas vendas decolarem.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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